Alerta de Onda de Calor: Cuidados e Recomendações do Ministério da Saúde para Enfrentar as Altas Temperaturas

Quinze estados e o Distrito Federal permanecem em alerta de grande perigo de onda de calor, com temperaturas previstas para permanecerem elevadas até a próxima sexta-feira (17), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

O calor intenso afeta a saúde de toda a população, especialmente os mais vulneráveis, como idosos, crianças e pessoas com problemas de saúde, alerta o Ministério da Saúde. A pasta destaca que algumas práticas para se refrescar podem não ser as mais adequadas.

Sorvete? Só de fruta

Evite alimentos com alto teor de açúcar. Gabriel Teixeira, gerente médico do Hospital Nipo-Brasileiro, explica que o excesso de açúcar pode contribuir para a desidratação, pois o organismo tenta eliminar essas substâncias. A recomendação é optar por sorvetes naturais, feitos com frutas e sem adição de açúcar.

Cerveja, caipirinha...

Bebidas alcoólicas também podem desidratar o organismo, devido ao efeito do hormônio antidiurético (ADH), que faz os rins reabsorverem menos água. Por isso, é importante manter o corpo hidratado nos dias quentes, mesmo que cada pessoa tenha uma recomendação específica para o consumo de água.

Beba água, mas sem exagero!

Manter o corpo hidratado é desafiador em temperaturas elevadas. O Ministério da Saúde orienta aumentar a ingestão de água ou sucos naturais, mesmo sem sentir sede. No entanto, é importante evitar o consumo excessivo de água, pois em casos raros, pode levar à hiponatremia, causando sintomas como confusão e convulsões.

Banho supergelado

Mudanças bruscas de temperatura podem afetar a autorregulação do corpo, resultando em fraqueza, oscilação na pressão, tontura e outros sintomas. Evite banhos extremamente gelados, pois as mudanças abruptas de temperatura podem levar a problemas como Acidente Vascular Cerebral (AVC) e infarto.

Abusar do ar-condicionado

Embora o ar-condicionado seja uma opção refrescante, ele reduz a umidade relativa do ar, o que pode ressecar olhos, pele e afetar as vias respiratórias. A recomendação é utilizar o ar-condicionado com moderação e adotar medidas para manter o ambiente úmido, como o uso de umidificadores de ar, toalhas molhadas ou recipientes com água.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.