OMS Declara Solidão como Prioridade de Saúde Global: Comissão de Conexão Social Buscará Soluções para Epidemia Global

A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou na quarta-feira (15) que a solidão agora é considerada uma prioridade de saúde global, ao lançar a Comissão de Conexão Social. Durante os próximos três anos, esse comitê, co-presidido pelo enviado da Juventude da União Africana, Chido Mpemba, e pelo Cirurgião Geral dos Estados Unidos, Dr. Vivek Murthy, irá abordar a "ameaça urgente à saúde" representada pela epidemia global de solidão.

Murthy, que já alertou sobre os riscos do isolamento social, considera a solidão uma ameaça "subestimada" à saúde, causando doenças físicas e mentais. A comissão se concentrará em analisar dados científicos recentes e desenvolver estratégias para aprofundar as conexões sociais das pessoas.

A solidão tem ganhado destaque na saúde pública, com a nomeação da terapeuta sexual Dra. Ruth Westheimer como embaixadora da solidão em Nova York e a apresentação, em maio, por parte de Murthy, de uma estrutura para enfrentar esse problema.

A pesquisa revela que a falta de conexões sociais está associada a problemas de saúde mental, aumentando os riscos de ansiedade, depressão e suicídio. Além disso, a solidão pode contribuir para problemas de saúde física, como má função imunológica, hipertensão e risco aumentado de acidente vascular cerebral.

A pandemia de Covid-19 exacerbou esses sentimentos, especialmente entre os jovens, cuja hiperconectividade pode impactar negativamente a interação social e a saúde mental. O comitê da OMS visa fornecer orientações e evidências para que os sistemas de saúde possam abordar a relação entre solidão e resultados de saúde.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.