Índice Gini e Desigualdade no Brasil 📊

Índice Gini e Desigualdade no Brasil 📊

Desigualdade social

A tabela abaixo mostra que, do conjunto de países do mundo, poucos são mais desiguais do que o nosso. No ano 2000, o Brasil registrou 0,6 de índice Gini. Nossa data, em desigualdade, só perdíamos para a República Centro-Africana, Suazilândia e Serra Leoa.

Atualmente a nossa 17ª colocação mostra que, apesar de alguns progressos, o Brasil precisa dar continuidade aos programas voltados à redução da pobreza e da miséria.

📈 Como funciona o Índice Gini?

Além de saber que o nosso país é bastante desigual, é também muito importante ter uma noção comparativa desse problema em relação a outros países no mundo. E essa comparação já pode ser feita matematicamente pelo índice Gini, que estabelece o grau de desigualdade de renda.

Como funciona esse cálculo? Acompanhe: o Gini é uma escala que varia de 0 até 1. Quanto mais alto o valor, maior é a desigualdade da sociedade analisada.

Imagine uma hipótese, por exemplo, de uma cidade em que um único habitante possua renda. Nesse caso, o índice de desigualdade seria 1,0.

Agora, imagine outra hipótese: um país inteiro onde todos os habitantes tenham uma renda exatamente igual. Nesse caso, o índice Gini registraria 0,0 de desigualdade.

🌍 Ranking de Desigualdade Global

Colocação País Gini Ano
Lesoto 0,632 1995
África do Sul 0,631 2005
Botswana 0,63 1993
Serra Leoa 0,629 1989
República Centro-Africana 0,613 1993
17° Brasil 0,519 2012

Fonte: CIA - The World Factbook

💼 Economia Brasileira vs. Desigualdade

Economia brasileira

Observe que o Brasil, apesar de tanta pobreza e de tantos problemas internos, constitui a 7ª maior economia do mundo. Uma situação que contrasta totalmente com a posição do país no ranking da desigualdade.

Isso confirma que, se a nossa renda fosse melhor distribuída, poderíamos diminuir radicalmente o número de pobres e miseráveis. E que isso, por si só, serviria como uma fonte para o avanço da Economia.

📊 IDH - Índice de Desenvolvimento Humano

O PNUD é um organismo das Nações Unidas especializado em estudar a criação de ações voltadas à superação do subdesenvolvimento. Por meio da cooperação com governos de todo o globo, essa organização realiza uma verdadeira radiografia das condições de vida de suas respectivas populações.

Como essa análise é feita? Primeiro, cada país realiza o seu censo populacional. Os dados dos censos vão muito além da mera contagem da população, sendo contabilizadas também uma enorme gama de informações sobre as atividades econômicas e a verdadeira condição de vida das pessoas: renda, longevidade, educação, habitação, saneamento etc.

Classificação do IDH:

  • De 0 a 0,499: IDH baixo
  • De 0,5 a 0,799: IDH médio
  • De 0,8 a 0,899: IDH elevado
  • De 0,9 a 1: IDH muito elevado

🔍 ATIVIDADE: Análise dos dados

Analise atentamente os dados apresentados e responda:

1. É possível dizer que todos os problemas sociais do Brasil estão claramente concentrados nas regiões menos desenvolvidas?

2. Seria correto dizer que a desigualdade de renda é muito mais baixa nas regiões economicamente mais dinâmicas do que nas menos industrializadas? Justifique sua resposta.

© 2023 - Análise sobre Desigualdade e Índice Gini no Brasil

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.