O CAFÉ E A LIDERANÇA DAS EXPORTAÇÕES ☕

O CAFÉ E A LIDERANÇA DAS EXPORTAÇÕES

Pé de café com os grãos maduros

O café foi o grande líder das exportações brasileiras durante toda a República Velha. Representou, quase sempre, mais de 50% dos lucros das exportações. Sem concorrentes importantes no mercado internacional, o Brasil chegou a abastecer dois terços do consumo mundial de café. 🌍

Em 1905, os estoques chegaram a 11 milhões de sacas de 60 kg, que representavam 70% do consumo mundial de um ano.

Entusiasmados com os lucros, os fazendeiros do café aumentavam dia a dia suas plantações. Até que a produção de café foi ultrapassando as necessidades de consumo do produto. Então, desde o começo do século XX, a economia cafeeira começou a enfrentar as crises de superprodução. Quer dizer, a oferta de café era maior do que a procura. Resultado: os preços caíam e acumulavam-se imensos estoques invendáveis de café.

O Convênio de Taubaté 📜

Com o apoio dos políticos do Congresso Nacional, os fazendeiros do café realizaram, em 1906, na cidade paulista de Taubaté, uma reunião que tinha como finalidade encontrar soluções para as crises de superprodução. Essa reunião ficou conhecida como Convênio de Taubaté.

Ali os fazendeiros propuseram que o governo comprasse a produção de café que ultrapassasse a procura do mercado. O café excedente seria estocado pelo governo para, depois, ser vendido quando os preços se normalizassem. Para comprar o café excedente, o governo tomaria dinheiro emprestado no exterior.

Depois de alguma resistência, as propostas do Convênio de Taubaté acabaram sendo praticadas pelo governo. Os preços do café eram mantidos artificialmente à custa das compras governamentais. Os cafeicultores continuavam recebendo grandes lucros e plantando cada vez mais café. Os estoques do governo continuavam crescendo e nunca aparecia uma boa oportunidade para vender esses estoques no mercado externo.

Os cafeicultores não se preocupavam com os prejuízos do governo. Tinham seus lucros garantidos. Alguns desviavam parte desses lucros para investir no setor industrial. Desconfiavam que essa exploração sobre o governo um dia teria que acabar.

Convênio de Taubaté
História econômica do Brasil - Período da República Velha 📚

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.