Ajax e Web 2.0

O que é Ajax? 🌐

Web 2.0
O nome Ajax foi cunhado por Jesse James Garrett em 2005 para se referir a um conjunto de tecnologias que já existiam, mas que passaram a ser usadas de forma inovadora, enriquecendo as possibilidades de interação na web para torná-las o mais próximo de aplicações desktop quanto possível.

As páginas web sempre sofreram com falta de interação devido à própria natureza caótica da internet, de possuir uma latência alta e ser pouco confiável. Assim, é muito comum clicarmos em um link e termos que esperar às vezes até alguns segundos, dependendo da conexão, até que a próxima página seja carregada do servidor para nossa máquina.

É claro que as conexões têm melhorado dia a dia, mas ainda assim o simples fato de que a cada mudança de página precisamos exibir um documento totalmente novo que contém, além dos dados que requisitamos, todas as informações de layout novamente, representa um gasto de banda considerável.

Uma grande diferença do Ajax é que as páginas apresentadas no browser passam a ser aplicações, ou seja, a primeira vez que entramos em uma página, a aplicação é carregada para nossa máquina e depois essa aplicação fica responsável por requisitar ou enviar os dados para o servidor de forma assíncrona.

Como a aplicação está o tempo todo no browser do cliente, este não perde a interação e pode realizar ações mesmo enquanto espera a requisição de algum dado do servidor. Por exemplo, continuar trabalhando com os dados que já foram carregados no passado.

A Figura 1 ilustra essa diferença, nela podemos observar que as aplicações Ajax possuem uma camada a mais entre a interface com o usuário e o servidor, essa camada é a aplicação propriamente dita.

Imagem ilustrativa do Ajax

Desenvolvido por ChatGPT 🤖

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.