Rede de Ideias

Organizar

Leia o Texto

Marilia Pirillo

Macacote e Porco Pança

Macacote e Porco Pança moram lá no meio da floresta. São muito amigos, embora sejam muito diferentes. Macacote leu tantos livros de aventuras que tem mania de ser herói. Ele se mete em tudo quanto é briga, mas acaba sempre apanhando. Porco Pança tem outras preocupações. Apesar dessa diferença, nossos amigos estão sempre juntos.

Ruth Rocha. Macacote e Porco Pança. São Paulo: Ática, 1996.

Atividades

  1. Leia o trecho e responda: A atitude de Macacote contribui para uma convivência harmoniosa com os colegas? Por quê?

    "Macacote se mete em tudo quanto é briga, mas acaba sempre apanhando."

    Resposta:

    A atitude de Macacote não contribui para uma convivência harmoniosa com os colegas. Ao se envolver em todas as brigas, Macacote cria conflitos desnecessários que podem gerar tensão e desconforto entre os colegas. Mesmo que ele tenha boas intenções, sua tendência a se meter em brigas impede um ambiente pacífico e cooperativo, essencial para uma convivência harmoniosa.

  2. Copie no caderno a fala com o melhor conselho que Macacote pode receber.

    "É possível resolver desentendimentos com uma conversa."

  3. Leia a tirinha.

    1. A) Se a Mônica não tivesse trocado seu coelho pelo tabuleiro de xadrez, sua atitude seria correta?

      Resposta: A atitude de Mônica dependeria do contexto e do valor sentimental do coelho. Se o coelho é muito importante para ela, não trocá-lo poderia ser visto como uma escolha correta para preservar algo de valor emocional.

    2. B) O que a Mônica entendeu com a frase do Cebolinha: "Que tal com um tabuleilo de xadleiz?"

      Resposta: Mônica pode ter entendido que Cebolinha estava sugerindo uma atividade alternativa ou uma troca, sem perceber que ele estava tentando resolver um desentendimento de forma pacífica.

    3. C) Se você estivesse no lugar da Mônica, como interpretaria a sugestão do Cebolinha?

      Resposta: Interpretaria como uma tentativa de oferecer uma solução diferente e mais calma para o problema, talvez propondo um jogo de xadrez em vez de uma briga.

    4. D) O que o Cebolinha realmente quis dizer com essa frase?

      Resposta: Cebolinha provavelmente queria sugerir que resolvessem o desentendimento de uma maneira mais pacífica e intelectual, através de um jogo de xadrez, em vez de brigar.

    5. E) Você acha que a atitude da Mônica foi correta? Por quê?

      Resposta: A atitude de Mônica pode ser vista como incorreta se ela não considerou a sugestão pacífica de Cebolinha e preferiu uma abordagem mais conflituosa. Resolver problemas através do diálogo e de alternativas pacíficas é geralmente a melhor opção.

  4. Imagine que dois grandes amigos seus brigaram no corredor da escola. O que você faria se, como testemunha, tivesse de contar quem foi o culpado?

    Resposta: Como testemunha, tentaria ser o mais imparcial possível, relatando apenas os fatos que presenciei. Também tentaria mediar a situação, ajudando os dois a entenderem o ponto de vista um do outro e a resolverem o desentendimento de maneira pacífica.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.