Cantinho do Saber - Leitura e interpretação de texto

Leitura e Interpretação do Texto

Leitura

A gente vai vivendo, vivendo..
Vivina de Assis Viana

Toda vez que começa a chover meu irmão me chama. Se não tem gente vai pro terreiro. Fica lá, de roupa de chuva esperando, nem chuva fria, molhada colando no corpo. O rosto ensopado escorrendo igual chuveiro, os dedos encharcados murchando nas pontas, parecendo velhos. Minha avó tem os dedos assim. A Pituca também. Outro dia, ela estava varrendo o terreiro porque ia chegar visita e eu reparei:

Pituca, posso te perguntar uma coisa?

- E isso é pergunta, menina? Pode perguntar tudo. Comigo é assim, todo mundo sabe. Pode perguntar tudo, falar tudo, contar tudo.

- Por que é que seu dedo é assim?

- Assim como? Meio torto?

- Não. Assim, esquisito, encolhido, igual o de minha avó.

Ela riu muito antes de responder:

- Ah, menina, isso é velhice. Não sabia, não? A gente vai vivendo, vivendo, e um dia descobre que já viveu quase tudo.

- É nesse dia que o dedo fica assim?

Ela continuou rindo, varrendo, enxotando as galinhas e não me respondeu. Com certeza não sabia a resposta. Isso foi quando eu era bem pequena e corria atrás da Jolie, minha gatinha de três cores. Naquele tempo eu achava fácil entrar no arco-íris. Só chegar e entrar. Depois, fui crescendo e parando de correr atrás da Jolie. Num dia de arco-íris, ela, que ganhava todas as corridas, morreu. Nesse dia aprendi que umas coisas a gente tem a vida inteira, outras acabam com o tempo.

Interpretação do texto

Vamos conversar!

  1. Quantas pessoas moram na sua casa? Quem são elas? Como elas se chamam?

  2. Pergunte aos seus pais, anote as respostas e traga para contar aos colegas na classe:

    • Onde nasceram os seus pais?
    • Seus pais tiveram algum animal de estimação quando eram crianças?
  3. Onde nasceram os seus avós?

    • Seus avós tiveram algum animal de estimação quando eram crianças?

Agora escreva

  1. Quem está contando a história do texto "A gente vai vivendo, vivendo.."? Copie do texto a parte em que você conseguiu essa informação.

    Quem está contando a história é uma menina. "E isso é pergunta, menina?"

  2. Onde acontece a história do texto?

    A história acontece no quintal de uma casa. A presença de elementos como "terreiro" e "varrendo" sugere um ambiente rural ou semi-rural.

  3. Quem participa da história do texto? Como são essas personagens?

    Participam da história uma menina, que conta a história e lembra das brincadeiras com sua gatinha, e o irmão. Além disso, há Pituca, uma mulher que está varrendo o terreiro.

  4. Por que a menina achava esquisito o dedo de Pituca?

    A menina achava esquisito o dedo de Pituca porque ele era enrugado, semelhante aos dedos envelhecidos de sua avó.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.