Introdução à História do Brasil

Introdução à História do Brasil

Uma Viagem Diferente pela História do Brasil

Que tal fazer uma viagem diferente pela história do Brasil, desde o seu início? Diferente porque você não vai ter de decorar datas, nomes, lugares, personalidades, reino disso, reino daquilo.

Você vai descobrir que a história ajuda a desenvolver o raciocínio econômico, político e social. Ou seja, estudando o passado, podemos entender melhor o que acontece atualmente. E também vai aprender um pouco sobre os vários modos utilizados pelos homens para produzir bens econômicos. Você quer saber, por exemplo, como nasceu o capitalismo? Siga em frente e descubra. Boa viagem!

Conceito de História

Você conhece muitas histórias de novelas, de filmes, de livros emocionantes. São histórias de amor, de aventura, de terror, de guerra no espaço. Muita ação e perseguição. Muita briga entre herói e bandido. Quase todas essas histórias são pura ficção, isto é, foram inventadas, imaginadas por alguém.

Existe, entretanto, uma outra história que acontece todos os dias. Cheia de lutas, alegrias, tristezas, sonhos e esperanças. É a história de nossa família, dos nossos pais e avós, daqueles que lutam para ganhar o pão de cada dia. E a história da sociedade da qual fazemos parte, do nosso país e do mundo em que vivemos. Esta história não é inventada, como a outra. Ela é vivida e construída por nós mesmos, pelo povo, pela humanidade.

Assim, a história é o estudo da vida humana através do tempo. É o estudo do que os homens fizeram, pensaram ou simplesmente viveram. Ciência do passado e do presente, um e outro inseparáveis.

Para que Serve a História?

Existem muitas histórias do Brasil mal contadas, que servem apenas para elogiar os ricos e poderosos. Histórias que apresentam os acontecimentos só pela versão daqueles que dominavam e exploravam a maioria do povo.

Mas neste estudo vamos analisar a história do Brasil para tentar compreender as lutas de nosso povo por uma vida mais digna e mais justa. Aqui, o estudo da história serve para despertar a necessidade da participação de cada um de nós na construção de uma sociedade onde haja mais justiça e liberdade.

O objetivo do nosso estudo não é fazer "decoreba" do passado. É desenvolver a reflexão histórica, o senso crítico. A reflexão histórica aumenta nosso entendimento do presente e amplia nossa visão do futuro. Sem reflexão histórica, somos incapazes de compreender a sociedade em que vivemos.

As Fontes Históricas

Para estudar a vida humana através do tempo, os historiadores utilizam-se de vários tipos de registro da atividade dos homens. Esses registros são chamados fontes históricas. As fontes históricas testemunham as ideias e realizações dos homens.

Podemos classificar as fontes históricas em dois tipos: fontes escritas e fontes não-escritas.

Fontes escritas são os documentos e relatos escritos deixados pelos homens em pedra, papel, metal, madeira ou qualquer outro material.

Fontes não-escritas são os utensílios, armas, vestimentas, edificações, pinturas, esculturas, enfim, as mais diversas espécies de materiais não-escritos produzidos pela atividade humana.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.