A Contagem do Tempo no Calendário Cristão

A Contagem do Tempo no Calendário Cristão

Calendário Cristão

Calendário é o nome que damos ao modo de dividir e contar o tempo. O tempo histórico pode ser contado de acordo com vários critérios. Os povos cristãos contam o tempo adotando como referência o nascimento de Cristo. Por isso, seu calendário é chamado calendário cristão.

Conforme o calendário cristão, as datas anteriores ao nascimento de Cristo recebem a abreviatura a.C. (antes de Cristo). As datas posteriores podem ser acompanhadas da abreviatura d.C. (depois de Cristo) ou não.

Outros Calendários

Além do calendário cristão, existem outros calendários desenvolvidos e adotados por diferentes povos. Exemplos: o calendário dos muçulmanos, dos judeus, dos antigos romanos, dos antigos gregos e dos chineses.

Identificação dos Séculos

Cada calendário divide e organiza o tempo de um jeito. O calendário cristão agrupa o tempo em dias, meses e anos. Os períodos maiores são agrupados em décadas (dez anos), séculos (cem anos) e milênios (mil anos).

O século é uma unidade de tempo muito utilizada nos estudos de história. Entre nós, é costume indicar os séculos por algarismos romanos. Exemplos: séc. XV, séc. XX, séc. XVII.

Como Identificar a Qual Século Pertence um Ano

Um modo fácil de identificar a qual século pertence determinado ano é somar 1 ao número referente à centena do ano. Exemplo: no ano de 1992, o número referente à centena é 19. Temos, então:

Portanto, 1992 pertence ao século XX.

Uma exceção à regra acima é quando o ano termina em 00, como, por exemplo, o ano 1900. A centena indica o século:

Isso significa que o ano de 1900 pertence ao século XIX.

Tabela de Correspondência de Séculos

Ano Século
1000 X
1100 XI
1200 XII
1300 XIII
1400 XIV
1500 XV
1600 XVI
1700 XVII
1800 XVIII
1900 XIX
2000 XX

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.