💵 DOUTRINA TRUMAN E PLANO MARSHALL
Em 1947, o presidente Truman, dos Estados Unidos, deu início a uma política de contenção da expansão socialista, conhecida como Doutrina Truman.
As palavras de Truman eram endereçadas à então União Soviética e aos grupos que fomentavam a Revolução Socialista em outros países do mundo.
Essa declaração, que indicava uma nova política externa para os Estados Unidos, é considerada um dos marcos iniciais da Guerra Fria.
Ainda em 1947, o Secretário de Estado norte-americano George Marshall anunciou um amplo programa de ajuda financeira à Europa Ocidental, conhecido como Plano Marshall.
Embora o plano consistia em doações, empréstimos a longo prazo com juros baixos, equipamentos industriais e matérias-primas, permitia também a venda de produtos europeus para os Estados Unidos.
Reconstruir as economias europeias devastadas pela Segunda Guerra Mundial, criando mercados estáveis e prevenindo a expansão do comunismo.
O plano foi dirigido aos países da Europa Ocidental afetados pela guerra, mas também se estendeu a alguns países asiáticos (Japão, Coréia, Formosa, Filipinas).
O Plano Marshall gerou forte oposição da União Soviética aos países do Leste europeu, para que não se engajassem no plano.
A URSS via o Plano Marshall como uma tentativa de expandir a influência capitalista na Europa e consolidar o poder norte-americano no continente.
Como resposta, a URSS criou o COMECON (Conselho para Assistência Econômica Mútua) em 1949, para promover a cooperação econômica entre os países socialistas.
O Plano Marshall tinha dois objetivos principais:
Assegurar o escoamento da produção europeia e norte-americana, reorganizar o mercado externo e permitir investimentos dos Estados Unidos em outras regiões do mundo.
Impedir que a miséria e a destruição do pós-guerra criassem condições favoráveis para a expansão da influência soviética e dos partidos comunistas na Europa Ocidental.
Para os historiadores, 1947 marca o início definitivo da Guerra Fria, com a Doutrina Truman estabelecendo o confronto ideológico e o Plano Marshall criando as bases econômicas do bloco ocidental.
US$ 13 bilhões em ajuda (equivalente a mais de US$ 130 bilhões hoje) • 16 países beneficiados • Recuperação econômica acelerada da Europa Ocidental • Estabilização política • Conteve avanço comunista na Europa • Fortaleceu laços transatlânticos • Criou bases para integração europeia futura (CECA, depois UE)
Reino Unido 🇬🇧
França 🇫🇷
Alemanha Ocidental 🇩🇪
Itália 🇮🇹
Países Baixos 🇳🇱
Áustria 🇦🇹
Bélgica 🇧🇪
Dinamarca 🇩🇰
Grécia 🇬🇷
Noruega 🇳🇴
União Soviética 🇷🇺
Polônia 🇵🇱
Tchecoslováquia 🇨🇿
Hungria 🇭🇺
Romênia 🇷🇴
Post a Comment