🖥️ Guia Completo: Processadores e Soquetes
Aprenda tudo sobre compatibilidade, tipos de soquetes e como instalar corretamente seu processador 🔧💻
Os soquetes são entradas que as placas-mãe possuem para instalação dos processadores. Existem diversos tipos, cada um específico para cada fabricante ou modelo da unidade de processamento que será instalada.
Antes de comprar um novo processador, você deve verificar qual é o soquete existente em sua placa-mãe. Comprar um modelo incompatível pode não só causar transtornos como também danificar seu equipamento.
Soquetes de Processador
Área para exibição de imagem sobre soquetes
CPU-Z mostra o tipo de soquete da placa mãe do seu computador (Foto: Reprodução/Joelson Santos)
IMPORTANTE: As informações da tabela abaixo são históricas e representam soquetes utilizados principalmente entre 2000-2015. Para processadores atuais, consulte a seção "Soquetes Modernos" mais abaixo.
📋 Soquetes Históricos (2000-2015)
LGA1155/H2
LGA1156/H1
🚀 Soquetes Modernos (2020-Atual)
A tecnologia avança rapidamente! Aqui estão os soquetes mais utilizados atualmente:
🔧 Tipos de Processadores
Esta característica indica a quantidade de núcleos de processamento que um processador pode ter, podendo variar de apenas um núcleo até mais de oito núcleos. Quanto maior o número de cores, maior é a capacidade de processar tarefas simultaneamente e acelerar as aplicações do PC.
Essa característica remete à capacidade de processamento de informações do processador. Apenas chips com arquitetura de 64 bits é possível que o PC aproveite quantidades superiores a 3GB de RAM, além de processarem blocos maiores de dados de maneira mais rápida.
Esta é uma técnica utilizada para aumentar a velocidade nominal do processador e conceder um desempenho extra ao usuário. Processadores que possuem esta capacidade são identificados como "Unlocked", no caso de Intel, ou "Black Edition", para AMD.
Atenção: A exigência excessiva de processamento dos chips podem fazer com que esses componentes se desgastem mais rápido, além de obrigar o usuário a equipar a máquina com sistemas de resfriamentos mais eficientes.
🔧 Como Instalar o Processador na Placa-Mãe
Antes de abrir o PC, sempre encoste em uma superfície metálica ou utilize uma pulseira antiestática. Isso é importante para retirar o acúmulo de eletricidade estática do corpo e evitar danos ao seu PC.
Retire todas as placas ou fios que estejam no caminho do processador. É importante que o espaço fique livre para que o usuário identifique corretamente o soquete e manipule as presilhas do cooler a ser instalado junto com processador.
Antes de instalar o processador, passe sempre a pasta térmica em sua superfície. Deve ser em pequena quantidade, apenas para cobrir completamente a superfície. Sua função é retirar o calor do processador e transferi-lo ao cooler para uma dissipação mais eficiente.
Em alguns casos, a pasta térmica já vem aplicada no dissipador que acompanha o processador, não sendo necessário aplicá-la novamente.
Em um dos cantos do processador haverá um triângulo pintado, que deve ser alinhado com a marcação, também de triângulo, que há no soquete. Esse sinal gráfico serve para que o usuário encaixe perfeitamente os dois componentes.
⚠️ NUNCA force o encaixe! Caso as marcações não estejam alinhadas, não será possível instalar o processador e você pode danificá-lo.
Após encaixar o processador, encaixe as presilhas do cooler na placa-mãe e pronto. Basta montar novamente o seu PC e desfrutar de seu novo processador.
DICA PRÁTICA: Para verificar qual é o soquete da sua placa-mãe, consulte o site da fabricante ou faça o download do CPU-Z, um software gratuito que mostra todas as especificações do seu sistema.
Post a Comment