QUEM É O GAMER?
Gamer é o termo usado para as pessoas que usam seu tempo livre para jogar e se informar através da internet e outros meios de comunicação. Exemplo desses meios estão os sites especializados que publicam noticias, análises e artigos. Tem também as revistas, os fóruns, as redes sociais e eventos culturais como as feiras de jogos, dentre as mais conhecidas E3, Tokyo Game Show, Gamescom e Brasil Game Show.
Como os jogadores tem diferentes razões para jogar, existe diversos tipos de gamers. Os mais comuns são:
- Hardcore - passa maior parte do tempo jogando e se informando, além disso procura sempre detonar o jogo em todos os níveis possíveis, exceto o fácil, buscando a perfeição. Antigamente chamávamos de zerar o game em 100%. Hoje o termo mais usado é platinar, popularizado pelos troféus da rede PSN da Sony Playstation 3.
- Casual - esses geralmente jogam games considerados fáceis e em jogo considerados difíceis, sempre joga em nível fácil. A maioria não passa muito tempo jogando, pois não curtem dedicar a um jogo e por isso querem um jogo fácil e rápido de terminar.
- Retrogamer - é o típico jogador que adora jogar e colecionar jogos antigos. Alguns são chamados de olds gamers e outros old school. São responsáveis pela popularização e desenvolvimento dos emuladores de consoles antigos.
- Pro Gamer - é o gamer que tornou-se profissional, podendo ser um tester, um analista de revista ou um cyber atleta que vive ganhando dinheiro em campeonatos. Geralmente um Pro Gamer foi um Hardcore como "escola" de aprendizado.
QUAIS SÃO AS CONTRADIÇÕES?
Existem várias argumentos contraditórios que você com certeza já viu em debate calorosos e até mesmo análises de profissionais do ramo, vou ilustrar as mais comuns, vamos a eles:
- "Jogo é entretenimento então você não deve levar a sério"
- "Não uso notas como medidor de qualidade, mas costumo usar o metacritic"
- "Odeio dlcs, mas adoro comprar os dlcs dos jogos que eu gosto"
- "Odeio esse jogo, mas curto infernizar quem gosta"
- "Gráficos e vendas não são importantes, mas uso como argumento de superioridade entre os jogos"
Quantas vezes você já foi chamado de nerd quando levou a sério um debate sobre um assunto de jogos eletrônicos. Infelizmente na comunidade gamer existe um típico jogador que não aceita que os jogos possam ser abordados de forma séria. Então você tem que ficar proibido de falar sobre games, é como se fosse o lema deles, a não ser que seja só para falar besteirol, pois games pra eles é apenas diversão e nada mais.
Eles esquecem que existe a cultura dos jogos eletrônicos, assim como existe do filmes e da música. É cultura do entretenimento quer você queira ou não. Hoje a indústria de games é a mais lucrativa do ramo de entretenimento, é tão levado a sério que existem faculdades para desenvolvimento de jogos. Então antes de chamar um gamer de nerd por ter falado sério sobre um respectivo jogo, pense nisso. Pergunta que não quer calar - Será que é uma forma de defesa deles sobre sua deficiência de conhecimento sobre o assunto?
Há os jogadores são muito oportunistas vocês não acham? Quantas vezes você já escutou ou viu jogadores dizendo que não se baseia em notas como medidor de qualidade para determinar a sua escolha na compra. O fato é que em geral os jogadores usam as notas como padrão de jogo bom ou ruim. Pior que isso é usar o metacritic como ferramenta essencial para dizer que um game vale ou não vale a pena seu investimento.
É claro que antes de comprar um game, é bom ler análises ou ver vídeos de gameplay. Mas será que notas e o metacritic são agregadores essenciais para determinar a sua compra? Não seria mais conveniente alugar o jogo por si próprio e omitir sua opinião do que ficar malhando um game desnecessariamente por causa de uma análise feito por um profissional que você nem imagina suas intenções ou seus gostos. Crítica é como gosto cada um tem o seu. Por mais que um game seja nota 10 e outra nota 5, jamais serão medidor de qualidade. A qualidade é intrínseca a cada jogador, a cada experiência sua e cada hora jogada.
Se você não sabe, dlc é um conteúdo digital que contém extras que os jogadores podem comprar para adicionar a experiência do jogo, podendo ser personagens secretos, fases bônus, atributos e outras luxúrias. A polêmica do dlc é a política das produtoras em oferecer um produto incompleto pra depois cobrar dlcs para ter uma experiencia mais completa. Mas infelizmente as produtoras abusam dessa política, tanto que parece que fomos enganados por comprar um jogo que depois tornou completamente diferenciado e o pior é saber que o jogo será lançado depois com todo o conteúdo extra.
Aposto que na sua memória veio logo os jogos da Capcom, ai eu te pergunto - Vale a pena comprar um jogo no lançamento dessa produtora? Creio que não, mas verdade seja dita, por mais que você odeie os dlcs, boa parte irá comprar, pois sua paixão sempre falará mais alto e a Capcom e outras produtoras sabem disso. Não é a toa que tornou um mercado bem lucrativo, a Capcom no seu último relatório financeiro, teve maior parte do seu lucro proveniente desse mercado. Então essa ladainha que jogador não gosta de dlcs é uma mentira bem mascarada.
Existe um típico de jogador que odeia um jogo ou produtora, tanto, que sua função é justamente atrás dos amantes desse jogo ou produtora para tentar divulgar que seu gosto está errado. Essa pessoa deve ter problemas de identidade ou complexo de inferioridade ou algo do tipo. Não tem como escapar dessas figuras que habitam diversos fóruns e comunidades relacionadas. Eles são figuras carimbadas e farão da sua vida um inferno, chegando ao ridículo de fazer bullying virtual, caso você tenha dado atenção ou detonou eles publicamente.
Esse é o típico jogador noob ou criança que não sabe o que é o verdadeiro valor de um jogo. O jogo é como filme. Pense como um filme. Sabe aquele filme que não tem efeitos visuais modernos mas que tem uma história emocionante, profunda, cheias de reviravoltas e personagens marcantes e aquele filme cheios de efeitos visuais sofisticados que lhe prendem atenção, mas que falta algo para lhe emocionar como expectador. Os games também usam a imagem para impressionar, não só pela sofisticação visual, mas também pela arte. A beleza das imagens está acima do poderio gráfico. Assim como a história, a jogabilidade e sua diversão que proporciona. Gráficos são importantes, mas não devem ser usadas como única ferramenta de atração visual.
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