As Grandes Preocupações Existenciais Humanas 🌍
Um mergulho nas questões fundamentais que todos enfrentamos em algum momento da vida
Existir no mundo pode ser ótimo, mas pode ser bem chato também. Temos praias e Netflix no mesmo mundo em que temos injustiça e rúcula. Tais ambiguidades inerentes à existência podem nos deixar não só pensativos, mas até mesmo angustiados.
As 5 Grandes Preocupações 🤔
Existem fatos inerentes à existência humana com os quais você vai se deparar uma hora ou outra. Esses fatos levam muitas vezes as pessoas a crises existenciais. Perguntas como "Quem sou eu?" ou "Qual é o sentido da vida?" vêm sendo repetidas provavelmente desde que nos tornamos capazes de fazê-las.
Existem cinco principais preocupações existenciais com as quais lidamos ao longo da vida, sendo elas:
- A morte 💀
- O significado da vida 🔍
- O isolamento 🏝️
- A identidade 👤
- A liberdade 🕊️
Todas elas resultam do embate entre nossas motivações humanas básicas e a realidade complicada e ambígua na qual vivemos.
A Consciência: Bênção e Maldição 🧠
O surgimento da consciência humana foi um passo importante na evolução da inteligência. Só que ao mesmo tempo em que a inteligência e a consciência nos ajudaram a resolver alguns problemas, elas também nos trouxeram outros novos.
Se você tem consciência de que é uma pessoa e sabe que as pessoas morrem, então você sabe que um dia irá morrer. Isso pode gerar uma boa dose de angústia, já que somos ao mesmo tempo seres vivos predispostos a fazer de quase tudo para sobreviver e conscientes de que a morte é inevitável.
Teoria do Gerenciamento do Terror 😨
De acordo com a teoria do gerenciamento do terror, as visões de mundo compartilhadas em uma cultura servem principalmente para aliviar a ansiedade resultante da certeza de morte futura.
Várias pesquisas indicam que as pessoas tendem se apegar mais ainda às suas visões de mundo quando são lembradas de que morrerão um dia.
O Significado da Vida ❓
Além da morte, outra preocupação existencial é a do significado da vida. Ela resulta da nossa necessidade básica de entender e explicar o que acontece nas nossas vidas. Por isso também que gostamos quando nossas crenças sobre o mundo são apoiadas pelos outros.
O problema de ser motivado a sentir que você está certo sobre o seu entendimento da vida é que pode ser difícil manter muitas certezas sobre uma realidade tão incerta e nem sempre tão fácil de entender ou explicar.
O Isolamento Existencial 🏠
O isolamento é outro fato inevitável da existência. Você nunca saberá exatamente como é ser outra pessoa e ninguém nunca terá acesso direto à sua experiência de ser você. É como se fôssemos nossas próprias ilhas, às quais os outros só acessam indiretamente e imperfeitamente.
O problema aqui é que somos predispostos biologicamente a buscar a conexão com os outros em uma realidade que nos leva invariavelmente ao isolamento. Claro que outras pessoas podem te conhecer bem e se conectar com você, mas no final do dia é cada um no seu quadrado.
Identidade e Liberdade 🆓
Finalmente, nossas necessidades de entendimento da realidade e autonomia podem nos levar às preocupações existenciais de identidade e liberdade. A primeira está ligada à dificuldade de entender com precisão quem nós somos, a segunda com ameaças à nossa sensação de liberdade.
Crises Existenciais: Normais e Temporárias 🔄
Seja qual for a preocupação existencial em jogo, ter uma crise existencial não significa algo necessariamente ruim. Pode significar apenas que você é um ser pensante em busca de sentido para sua vida, assim como outras pessoas também.
Crises existenciais são muitas vezes temporárias e parte normal do desenvolvimento de todas as pessoas. Você pode enfrentar uma crise existencial sozinho, mas você também pode contar com a ajuda de um psicólogo para lidar com a angústia que as suas preocupações existenciais estão lhe causando.
Mais importante e útil talvez seja aprender a conviver da sua própria forma com as ambiguidades inerentes à existência. É claro que essa não vai ser necessariamente uma tarefa fácil e um psicólogo pode te auxiliar nesse processo.
Post a Comment