š Por que as densidades demogrĆ”ficas variam de uma regiĆ£o para outra, dentro de um mesmo paĆs?
Podemos apontar pelo menos dois tipos de fatores que exercem influência na distribuição da população pelo território ou espaço:
- šæ fatores naturais: solo, clima, relevo, vegetação e hidrografia (rios);
- š fatores históricos e econĆ“micos
⛰️ a) Fatores naturais
O clima e o relevo
Os fatores naturais podem facilitar ou dificultar a fixação da população pelo território e sua maior ou menor concentração.
Observe o caso do CanadĆ”, da AustrĆ”lia, da UniĆ£o SoviĆ©tica, dos paĆses africanos "cortados" pelo deserto do Saara (Egito, LĆbia, ArgĆ©lia, MauritĆ¢nia, Chade e outros), da China e de muitos outros.
šŗ️ Dica: Veja o mapa-mundi da distribuição da população na pĆ”gina 143 e compare-o com outro mapa para que vocĆŖ possa localizar os paĆses citados e as regiƵes de baixas densidades demogrĆ”ficas.
Nesses paĆses, as Ć”reas de clima desĆ©rtico ou de clima frio ou glacial dificultam a fixação da população, pois torna-se mais difĆcil ao homem obter o seu sustento por meio de atividades econĆ“micas tradicionais como a agricultura e a criação de gado.
O homem pode se fixar nessas Ć”reas, mas nĆ£o em grande quantidade, explorando minerais principalmente. NĆ£o ocorrem, aĆ, grandes concentraƧƵes industriais capazes de estimular o desenvolvimento de cidades.
As densidades demogrĆ”ficas sĆ£o baixas, constituindo verdadeiros "vazios populacionais". (NĆ£o deixe de observar o mapa-mĆŗndi da distribuição da população mundial; as Ć”reas representadas pela cor branca sĆ£o as de baixa densidade demogrĆ”fica, menos de 1 hab/km².)
Os rios
Os rios sempre atrairam populaƧƵes para as suas margens. Desde a Antiguidade, muitos povos se fixaram e se desenvolveram ao longo dos rios, pois essas Ɣreas oferecem, ao ser humano, melhores condiƧƵes de vida.
Ć o caso da civilização da MesopotĆ¢mia que se desenvolveu entre os rios Tigre e Eufrates; da civilização egĆpcia, ao longo do Rio Nilo; da civilização chinesa, ao longo dos rios Azul e Amarelo; da civilização hindu (Ćndia), ao longo dos rios Ganges, Bramaputra e Indo; e muitas outras.

Os rios fornecem peixes, Ôgua para irrigação de terras para a agricultura, podem ser utilizados para a navegação, facilitando a comunicação e o transporte de produtos.
AlĆ©m disso, o Rio Nilo, por exemplo, durante as suas enchentes, deposita nas margens sedimento (lama) de grande fertilidade para a agricultura. Se observarmos a distribuição da população pelo território egĆpcio, veremos a grande concentração populacional ao longo do Rio Nilo. O mesmo ocorre em outros paĆses.
No Brasil, os rios também exerceram influência na distribuição da população. Como exemplo podemos citar o Rio Amazonas e seus afluentes.
Como os rios amazÓnicos possibilitaram a navegação, as cidades foram fundadas ao longo dos rios. Observe o mapa abaixo:
š³ REGIĆO NORTE: CIDADES

Boa Vista • SantarĆ©m • Manaus • BelĆ©m • MacapĆ” • Porto Velho • Rio Branco
š️ b) Fatores históricos e econĆ“micos
Apesar de os fatores naturais exercerem influência na distribuição da população, os fatores históricos e econÓmicos explicam melhor a questão.
Por exemplo, a industrialização ocasionou uma grande mudança na distribuição da população pelo território. A indústria, uma nova fonte de emprego, começou a atrair as populações do campo, acelerando, assim, o crescimento das cidades.

Com o aumento de sua população, as cidades tiveram de ampliar o número de escolas, de hospitais, de lojas comerciais, de transportes, de mercados e desenvolver muitas outras atividades. Com isso, o mercado de trabalho ampliou-se ainda mais, atraindo mais pessoas do campo ou de outras regiões para as cidades.
Os desertos dificultam a fixação da população. Além dessas Ôreas de clima desértico ou frio, as Ôreas de altas montanhas também dificultam a concentração da população. O relevo acidentado e as dificuldades de deslocamento também são obstÔculos à fixação humana em grande quantidade.
Post a Comment