🦚 Estudo sobre Aves 🦢
🦋 Animais com Asas
Marrom. Colherelro. Vespa.
Os animais não estão representados com a mesma escala.
Os três animais mostrados nas fotografias possuem asas, mas será que os três são aves? Na sua opinião, quais deles são aves?
📖 Primeiros Voadores
Primeros voladores (Espanhol)
Algunas de las criaturas que vivieron en el tiempo de los dinosaurios, hace más de 200 millones de años, podian volar. Se llamaban pterosaurios.
Las alas de los pterosaurios no estaban hechas de plumas sino de piel correosa. Por ello los cientificos no los consideran pájaros.
El primer animal que los cientificos consideran como un ave es el arqueopterix. Vivió hace 140 millones de años y evolucionó de dinosaurios que no podían volar, no de los pterosaurios.
Primeiros voadores (Português)
Algumas das criaturas que viveram no tempo dos dinossauros, faz mais de 200 milhões de anos, podiam voar. Chamavam-se pterossauros.
As asas dos pterossauros não eram feitas de penas, mas de pele flexivel. Por isso os cientistas não os consideram pássaros.
O primeiro animal que os cientistas consideram como uma ave é o Arqueoptérix. Viveu há 140 milhões de anos e evoluiu de dinossauros que não podiam voar, não dos pterossauros.
WOODWARD, Kate. ¿Cómo vuela un pájaro? Buenos Aires, Lumen, 1992, p.2.
Gostou da leitura? Então, para ser considerado uma ave é mais importante ter asas ou ter penas?
🔍 Caracteres gerais das aves
Embora existam aves que não voam, como característica geral podemos afirmar que as aves são animais adaptados ao vôo. Assim podemos entender as suas caracteristicas em função dessa adaptação. Vamos ver algumas delas:
- Possuem o corpo recoberto por penas! As penas são constituídas por material leve, com forma e estrutura que facilitam a permanência do animal no ar.
- As pernas dianteiras são modificadas em asas.
- O corpo das aves é aerodinâmico, o que facilita seu deslocamento na massa de ar.
- Possuem bico córneo sem dentes, o que colabora com a redução de peso.
- O esqueleto é compacto, formado por ossos ocos e leves, o que também reduz o peso.
- Possuem o osso esterno com uma quilha ou carena. Na quilha estão inseridos músculos que são muito importantes para o vôo: o grande peitoral é responsável pelo abaixamento e o pequeno peitoral pelo levantamento das asas.
🌬️ Sistema Respiratório
O pulmão é compacto, com sacos aéreos que contribuem para a manutenção de maior volume de ar e também para diminuição de peso. Os sacos aéreos comunicam-se com os ossos.
🍽️ Sistema Digestório
O alimento ingerido inteiro pela boca passa para a faringe e é armazenado numa dilatação do esôfago denominada papo. Do papo o alimento vai para o proventrículo, ou estômago químico, onde a digestão começa a ocorrer. Do proventrículo passa para a moela, ou estômago mecânico, onde ocorre a trituração do alimento.
❤️ Sistema Circulatório
O coração das aves é maior que o de todos os outros vertebrados quando comparamos tamanho do coração com o tamanho do animal. Ele possui quatro cavidades: dois átrios e dois ventrículos.
🌡️ Termorregulação
As aves são animais que conseguem manter a temperatura do corpo constante independente da temperatura do meio. Por isso, são animais homeotérmicos.
É queimando os alimentos ingeridos que as aves obtêm a energia necessária para manter constante a temperatura do corpo. Elas não dependem de fontes externas de energia. São, por isso, animais endotérmicos.
📊 Classificação das aves
Embora as aves apresentem adaptações para o vôo, nem todas voam.
🦤 Aves Ratitas
As aves que não voam são chamadas ratitas. O nome vem do fato de não possuírem carena no osso esterno.
Exemplos: emas, avestruz e quivi.
🦅 Aves Carenatas
As que voam são chamadas carenatas (possuem carena). Estão representadas pela imensa maioria das aves.
Exemplos: juriti, galinha, viúvas, tucano, garça-branca.
No grupo das carenatas estão os pingüins, aves que não voam mas têm suas asas adaptadas para nadar.
💡 Curiosidades
- Todos os anos, as andorinhas-do-mar voam do Ártico até a Antártida, percorrendo cerca de 17 mil quilômetros! E depois fazem todo o trajeto de volta!
- O flamingo e outras aves "decolam" de forma parecida à dos aviões: viram-se contra o vento e correm na água, sua pista de decolagem, batendo as asas, até alçar vôo.
- Os pássaros usam as penas da cauda para direcionar seu vôo.
- Os pássaros adultos trocam de penas várias vezes.
- O beija-flor (colibri) abelha de Cuba é o menor passaro do mundo e o condor é a maior ave.
- O urubu pressente quando um animal está morrendo e fica rondando, apenas esperando o desfecho. Um erro de interpretação levou a se acreditar que ele causasse a morte do animal! Vem daí a fama de ser um animal que dá azar!
Post a Comment