📖 Fonologia do Português Brasileiro
🔠 Estrutura Silábica e Acento no Português Brasileiro
Identificaremos, neste capítulo, os elementos constitutivos da sílaba e determinaremos os tipos silábicos e o acento no português brasileiro.
ℹ️ As sílabas do PB se constituem de vogais (representadas aqui por V) e consoantes (representadas por C) ou semivogais (representadas por V). Cada um desses elementos ocupa uma posição na sílaba, tendo como elemento obrigatório as vogais.
🔍 Estrutura da Sílaba
Estas ocupam a posição chamada de núcleo ou pico silábico. As consoantes e semivogais ocupam as posições periféricas da sílaba. A posição periférica pré-vocálica, correspondente à parte anterior ao núcleo, é chamada de ataque ou onset silábico e pode não ser preenchida por nenhum segmento. A posição periférica pós-vocálica, que corresponde à parte posterior ao núcleo, é chamada de coda silábica, e também pode não estar preenchida.

Algumas teorias fonológicas vêem as sílabas como construção hierárquica constituída de Ataque e Rima, esta última composta pelo Núcleo e pela Coda, sendo aquele obrigatório e esta opcional (COLLISCHON, 1996). Vejamos, então, a configuração da estrutura silábica do PB.
💡 As semivogais já foram vistas no Capítulo 3-Unidade A, quando tratamos dos ditongos e tritongos do PB.
🧩 Organização Fonológica
A sílaba representa o primeiro nível de organização fonológica de uma língua em particular. Assim, salientamos que a estruturação apresentada aqui corresponde à organização do sistema fonológico do PB. Em outras línguas, a estrutura da sílaba pode ser bastante diferente, inclusive o núcleo silábico pode comportar um segmento não-vocálico.
🔢 Contagem de Sílabas
Para sabermos o número de sílabas que uma palavra possui, devemos contar o seu número de vogais, já que toda sílaba tem obrigatoriamente núcleo e que este, no PB, deve ser constituído por uma única vogal. Assim, a palavra "mata", tendo duas vogais, apresenta igualmente duas sílabas.
⚠️ Atente para o que foi dito: número de sílabas igual ao número de vogais (e não semivogais). Assim, na palavra "queijo", temos apenas duas sílabas, uma vez que o "i" é uma semivogal.
🔄 Processos e Regras Fonológicas
Neste último capítulo, identificaremos os processos fonológicos no português brasileiro e determinaremos as regras que os formalizam.
A língua muda constantemente. Percebe-se essa mudança principalmente no léxico. Quem já não ouviu uma palavra dita por um avô ou um parente mais velho que não parece estar mais presente na língua ou uma nova palavra que é assimilada pela língua, relacionada frequentemente às novas áreas tecnológicas, como na computacional?
🌐 Nas áreas tecnológicas, alguns instrumentos ou ações praticadas não tinham um vocábulo apropriado no PB, então ou criamos uma palavra para designá-los ou nos apropriamos da nomenclatura já empregada em uma língua estrangeira.
Um caso interessante é o do mouse (dispositivo periférico que controla a posição de um cursor na tela do computador) que, para o PB, assumimos a pronúncia e a grafia do inglês mouse mas, por exemplo, em francês é usada a sua tradução souris. Bom, esse não é o foco do presente texto, tratarmos de neologismos (seja da criação de novas palavras na língua ou de um novo significado que uma palavra da língua pode adquirir), mas serve para termos uma ideia mais clara de que, na verdade, nossa língua está em constante mudança, ela é dinâmica.
🔄 Mudanças Fonológicas
As mudanças que queremos discutir podem ser estudadas em um determinado momento (sincronicamente) e se referem às modificações pelas quais passam as palavras por influência de contextos vizinhos ou podem ser observadas se compararmos as palavras em diferentes momentos da história de nossa língua (diacronicamente), por exemplo na evolução do latim para o português.
⏳ Os processos que são vistos diacronicamente são os mesmos que podem ser atestados ainda hoje nas mudanças que ocorrem sincronicamente. Essas mudanças podem alterar ou acrescentar traços articulatórios, eliminar ou inserir segmentos. São os chamados processos fonológicos que se classificam em função dessas alterações.
🧠 A Perspectiva de Chomsky
Para entendermos um pouco melhor os processos fonológicos, vamos voltar a falar em Chomsky. Ele apresenta uma forma diferente de olhar a língua, priorizando a construção de uma gramática, cujo "componente sintático passa a ser foco da análise linguística" (CRISTÓFARO SILVA, 2002, p. 190). Seu modelo é chamado de Gerativismo (como já apresentado no Capítulo 4 desta Unidade), pois, para ele, a gramática da língua é "constituída de um conjunto de regras formais que gera as sentenças bem formadas da língua e determina a interpretação do conjunto potencialmente infinito de sentenças que formam a língua como um todo" (HERNANDORENA, 1995, p. 14).
🔮 Fonologia Gerativa
Para Chomsky, a Fonologia de uma língua particular deve ter caráter geral e preditivo, isto é, deve ser possível prever as regras utilizadas pelos falantes. Pela Fonologia Gerativa é possível:
- Estabelecer, em termos universais, os traços fonológicos distintos (que devem ser válidos para todas as línguas);
- Definir os tipos de regras possíveis das fonologias particulares;
- Determinar os procedimentos e as condições de aplicação das regras de maneira que estas possam aplicar-se para gerar as expressões fonéticas;
- Elaborar as fonologias particulares, isto é, das línguas particulares;
- Oferecer mecanismos que permitam selecionar as melhores hipóteses (e consequentemente a melhor fonologia para cada língua (D'INTRONO, TESAR e WESTON, 1995).
📝 A Fonologia Gerativa propõe-se, então, a formalizar as oposições e distribuições presentes nos sistemas sonoros através dos Processos fonológicos. Essa formalização é realizada através de regras fonológicas.
✍️ Formalização das Regras
Essas regras são ordenadas da seguinte forma:
onde: A, B, C, D são categorias opcionais, A corresponde à descrição estrutural, B à mudança estrutural, C e D correspondem aos ambientes em que ocorrem as mudanças.
Os processos fonológicos básicos apresentados a seguir, todos presentes no PB, serão descritos através de regras formalizadas como acima.
Post a Comment