✝️ Lição 23: O 8° Mandamento - Não Darás Falso Testemunho

✝️ Lição 23: O 8° MANDAMENTO

Não levantarás falso testemunho contra o teu próximo

Ilustração dos Dez Mandamentos

Este mandamento mostra-nos a diferença entre a mentira e a verdade. Um testemunho é a prova de que alguma coisa aconteceu. Em muitas situações de nossa vida somos convidados ou chamados para sermos testemunhas.

"E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará." (João 8:32)

Por exemplo: se assistimos a um desentendimento, podemos dizer bem quem foi que provocou o mesmo. Porque vimos, podemos contar exatamente como foi. Somos, então, testemunhas do fato. Mas, se acusarmos a pessoa inocente por interesse, por inimizade ou por dinheiro, estaremos dando um falso testemunho. Isso é contra a orientação de Deus.

Motivos para o Falso Testemunho

Tem gente que dá falso testemunho:

  • Por medo de vingança
  • Por se vender por dinheiro
  • Para defender um amigo culpado
  • Por raiva e inveja de outras pessoas

Quem crê em Jesus Cristo entende o que ele disse: "EU SOU A VERDADE". A verdade serve para proteger e para fazer com que não haja injustiça. E para falar sempre a verdade é preciso coragem, pois pode acontecer que existam pessoas que não gostem de ouvir a verdade.

A Fofoca como Violação do Mandamento

Esse mandamento também tem a ver com a fofoca. Muitas vezes por ciúme, inveja, raiva, acontece que se inventam histórias sobre pessoas que não fizeram nada de mal. Através da fofoca prejudicamos as outras pessoas, fazendo-as perder sua honra e seus amigos.

Mas fofoca não é somente inventar histórias, mas também contar aos outros coisas ruins que alguém fez. Mas quem crê em Jesus está livre para falar a verdade no tempo certo. Mentir nunca. Jesus nos ama e nós podemos amar as outras pessoas. Assim podemos perdoar os erros dos outros e nos ajudar a corrigir nossas falhas, como um verdadeiro amigo deve fazer.

Quem é o Nosso Próximo?

Devemos falar somente a verdade com o nosso próximo, mesmo que ela venha a doer. Mas quem é o nosso próximo? É toda e qualquer pessoa, não importando seu nome ou sua posição social. Nosso próximo é toda aquela pessoa com quem entramos em contato:

  • Na escola
  • Na igreja
  • Na vizinhança
  • No ônibus
  • Na estrada
  • Até dentro de casa

O Uso da Língua Segundo Tiago

Na carta de Tiago encontramos um texto muito importante que fala sobre o uso da língua. Ele nos alerta para o cuidado que devemos ter em falar sobre aquilo que não conhecemos ou que não é exatamente aquilo que aconteceu. Leia Tiago 3:1-12 e 5:12.

"Se alguém não tropeça no falar, é perfeito varão, capaz de refrear também todo o corpo." (Tiago 3:2)

Contexto Histórico do Mandamento

A Bíblia conta que os faraós e alguns reis de Israel se aproveitavam do falso testemunho. Eles costumavam oferecer dinheiro e favores aos juízes e às testemunhas para ganhar uma questão. Era difícil achar quem defendesse o direito dos pobres, dos órfãos e das viúvas nos tribunais.

Deus estabeleceu o Oitavo Mandamento para evitar que alguém minta em troca de dinheiro ou de favores. O Oitavo Mandamento nos ensina a prática da justiça por meio do amor à verdade. Somente a verdade é capaz de libertar as pessoas das injustiças e criar um mundo mais fraterno.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.