🏛️ Telêmaco em Esparta | A Odisséia

🏛️ Telêmaco em Esparta | A Odisséia

🏛️ Telêmaco em Esparta

Quando os dois rapazes chegaram ao palácio do rei de Esparta, havia uma grande festa: era o casamento dos dois filhos de Menelau. Foram recebidos com muita consideração, como era costume, sem que ninguém lhes perguntasse nem mesmo seus nomes.

Palácio real com festa de casamento

Mas, durante a conversa, Menelau começou a contar fatos da guerra de Tróia e citou, com muita amizade, o nome de Ulisses. Telêmaco ficou comovido e enxugou os olhos no manto.

👑 O Reconhecimento de Helena

Helena, a rainha de Esparta, observava os hóspedes e desconfiou que aquele rapaz fosse o filho de Ulisses. Pisístrato, o filho de Nestor, confessou que aquele era mesmo Telêmaco, e contou que o rapaz tinha vindo ver Menelau a fim de se aconselhar com ele.

"A situação em Ítaca está muito complicada. Além disso, queremos saber se Menelau tem notícias de Ulisses."

Helena observando os convidados

🗣️ Helena começou a contar que, durante a guerra, Ulisses uma vez tinha se vestido de mendigo e tinha conseguido entrar em Tróia. Ela o havia reconhecido e acolhido em sua casa, onde Ulisses lhe contou seu plano de trazer o cavalo de madeira para dentro das muralhas.

🔍 As Revelações de Menelau

Só no dia seguinte é que Menelau interrogou Telêmaco sobre o motivo de sua visita. O rapaz contou a ele tudo o que estava acontecendo em Ítaca, e pediu-lhe que dissesse a verdade sobre Ulisses.

Menelau e Telêmaco em conversa séria

"Ulisses está vivo, retido na ilha da ninfa Calipso, sem navio e sem companheiros, sem poder voltar ao mar."

Menelau indignou-se com a atitude dos pretendentes e contou que soubera da situação de Ulisses através do ancião do mar, Proteu, servo de Poseidon, quando estava retido na ilha de Faros.

⚔️ A Conspiração em Ítaca

Enquanto isso, em Ítaca, os pretendentes continuavam suas pilhagens. Frônio, que havia emprestado a nau a Telêmaco, apareceu no palácio sem saber que os pretendentes não sabiam da viagem.

😠 Antínoo e Eurímaco ficaram furiosos por não terem consentido na viagem e planejaram armar uma cilada para quando Telêmaco voltasse.

Conspiração no palácio

Um arauto fiel a Penélope escutou toda a conversa e contou à rainha o que estava sendo tramado. Penélope, que também não sabia da viagem do filho, ficou desesperada.

Euricléia, a escrava, fez que ela rezasse a Palas Atena e pedisse proteção para seu filho. Penélope adormeceu e a deusa mandou-lhe um sonho para acalmá-la.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.