Evolução dos 🎮 Videogames
Uma jornada através de 9 gerações de consoles, desde os pioneiros dos anos 70 até os superpoderosos consoles atuais
O primeiro console de videogame comercial da história. Usava cartuchos intercambiáveis e não tinha som. Os gráficos eram compostos por pontos e linhas simples.
Console baseado no chip AY-3-8500 que oferecia várias variações de Pong. Foi um sucesso comercial que ajudou a popularizar os videogames domésticos.
Revolucionou a indústria com cartuchos intercambiáveis e joystick digital. Popularizou jogos como Pac-Man e Space Invaders no ambiente doméstico.
Nintendo Entertainment System salvou a indústria após a crise de 1983. Introduziu franquias icônicas como Super Mario Bros. e The Legend of Zelda.
Competidor direto do NES com gráficos superiores e cores mais vibrantes. Popular no Brasil e Europa, trouxe franquias como Sonic e Alex Kidd.
Introduziu o conceito de "blast processing" e trouxe Sonic the Hedgehog como mascote. Marcou o início da guerra dos consoles contra a Nintendo.
Resposta da Nintendo com modo 7, som estéreo e gráficos coloridos. Lar de clássicos como Super Mario World, The Legend of Zelda: A Link to the Past.
Console de luxo com especificações de arcade e preço premium. Conhecido por jogos de luta como King of Fighters e Metal Slug com qualidade superior.
Primeiro console da Sony, popularizou os CDs e gráficos 3D. Revolucionou a indústria com jogos como Final Fantasy VII, Metal Gear Solid e Resident Evil.
Último grande console a usar cartuchos, introduziu o analog stick e o rumble pack. Pioneiro em jogos 3D como Super Mario 64 e The Legend of Zelda: Ocarina of Time.
Console com arquitetura complexa de múltiplos processadores. Popular no Japão com fortes títulos de arcade e RPGs, mas menos sucesso no ocidente.
Console mais vendido da história com mais de 155 milhões de unidades. Introduziu o DVD e online gaming. Lar de Grand Theft Auto: San Andreas, God of War.
Primeiro console da Microsoft, trouxe hardware PC-like e disco rígido integrado. Lançou Halo como killer app e estabeleceu o Xbox Live para multiplayer online.
Console compacto da Nintendo com mini DVDs proprietários. Famoso por franquias como Super Smash Bros. Melee, The Legend of Zelda: The Wind Waker.
Último console da Sega, pioneiro em online gaming e VMU (Visual Memory Unit). Apesar de tecnologicamente avançado, teve vida curta no mercado.
Popularizou conquistas, party chat e introduziu o controle sem fio padrão. Teve problemas com Red Ring of Death mas foi um sucesso comercial.
Com processador Cell complexo e Blu-ray player integrado. Teve início difícil mas se recuperou com exclusivos como The Last of Us e Uncharted.
Revolucionou com controles de movimento (Wii Remote) e apelo casual. Console mais vendido da geração com mais de 100 milhões de unidades.
Arquitetura x86-64 similar a PC, foco em jogos sociais e compartilhamento. Domínio de mercado com exclusivos como God of War e Spider-Man.
Foco inicial em entretenimento e TV, depois redirecionado para jogos. Introduziu o Game Pass e retrocompatibilidade com gerações anteriores.
Primeiro console HD da Nintendo com GamePad com tela integrada. Vendas modestas mas trouxe jogos excelentes como Mario Kart 8 e Super Mario 3D World.
SSD ultrarrápido, ray tracing, feedback háptico no DualSense e áudio 3D. Foco em experiências imersivas com jogos como Demon's Souls e Ratchet & Clank.
Hardware mais poderoso da geração, Quick Resume, retrocompatibilidade total. Parte do ecossistema Xbox com Game Pass e play anywhere.
Console híbrido portátil/caseiro com joysticks removíveis (Joy-Con). Sucesso massivo com jogos como Animal Crossing: New Horizons e The Legend of Zelda: Breath of the Wild.
Evolução do Poder Gráfico 🚀
A evolução dos teraflops mostra o incrível salto tecnológico entre as gerações. De gráficos básicos de pontos e linhas até ray tracing em tempo real.
⚡ O Xbox Series X tem aproximadamente 9x mais poder de processamento gráfico que o Xbox One!
Post a Comment