O que é o Carburador?

Diagrama do carburador

O carburador é uma peça responsável por dosar a quantidade de ar e combustível que chegam ao motor, além de fazer a mistura de ambos, alimentando o motor de combustão para que a queima de combustível ocorra corretamente.

É uma peça importante, pois, se houver ar demais, o motor pode perder potência, e ar de menos causa afogamento no motor por excesso de combustível. Em ambos os casos, há perda de combustível (e de dinheiro, consequentemente) e de rentabilidade do seu veículo.

⚠️ SUBSTITUIÇÃO: Embora os modelos mais recentes de carros e motos tenham tido o carburador substituído pela injeção eletrônica, que cumpre a mesma função, ainda é comum encontrá-lo nos motores mais antigos.

⚖️ DOSAGEM PRECISA
🔥 MISTURA AR/COMBUSTÍVEL
🏎️ MOTORES ANTIGOS

Como Funciona o Carburador?

🌀 Princípio de Funcionamento

O ar é sugado pelo pistão e passa pelo difusor em alta velocidade, até que chega ao carburador. Lá, é dosada a quantidade de ar que o motor precisa. É uma peça eficaz, mas de funcionamento totalmente mecânico.

🦋 A Borboleta do Carburador

Na base do carburador há uma peça chamada borboleta. Ela se abre proporcionalmente à pressão que você faz ao pisar no acelerador. Quanto mais você pisa, mais a borboleta abre e mais ar vai para o carburador, e maior é a potência do veículo.

📏 Tamanho do Carburador

Quanto maior a cilindrada da moto ou carro, maior será o carburador em seu motor. Isso acontece porque esses veículos precisam de mais potência e, portanto, de um carburador maior também. No entanto, tamanho nem sempre é sinônimo de mais potência - algumas empresas conseguem fazer carburadores pequenos tão potentes quanto os maiores.

⚠️ CUIDADO: Não pense que aumentar o tamanho do carburador é a solução para aumentar a potência do seu carro, pois isso levaria mais ar do que o necessário para o motor e, pelo contrário, causaria o problema da falta de potência.

Sinais de Problemas no Carburador

Quando o carburador não está funcionando bem, seja por causa do tempo de uso ou por qualquer outra razão, o veículo dá alguns sinais:

  • Engasgo em marcha lenta ou em alta velocidade - O carburador pode estar vazando por vários motivos
  • Motor não dá partida - Pode indicar que seu carburador está desregulado ou que alguma peça esteja danificada
  • Motor acelera demais - Sinal que seu carburador precisa de limpeza
  • Combustível insuficiente - Pode indicar problemas com a agulha e a boia do carburador
  • Afogamento do motor - Excesso de combustível na mistura

💡 VERIFICAÇÃO: Se o motor começar a ter combustível insuficiente e/ou seu carburador começar a afogar, é hora de checar a agulha e a boia do carburador. Certifique-se que elas estão bem instaladas e ajustadas, e verifique se não há rachaduras, furos, etc.

Como Limpar o Carburador da Moto

Não é tão difícil quanto parece: basicamente, é só desmontar e depois remontar algumas peças. Desde que você conheça os componentes com os quais está lidando, isso não será problema.

  1. Preparação: Observe se sua moto está desligada e em um lugar plano. Retire a tampa que protege os equipamentos principais (motor, bateria, etc.).
  2. Localização: O carburador está na parte de trás da moto, é uma peça com um formato semelhante a um coração.
  3. Documentação: Registre por meio de fotos ou anotações a forma que ele está colocado, para que não haja erro na hora de colocá-lo de volta no lugar.
  4. Desconexões: Antes de tirá-lo, desligue a alavanca do tanque reserva de gasolina. Abra todas as conexões: cabo de eletricidade e do acelerador, mangueira da gasolina, braçadeiras de entrada e saída de ar.
  5. Extração: Extraia o carburador cuidadosamente. Tire mais fotos para saber como remontá-lo mais tarde.
  6. Desmontagem: Tire a tampa que estiver presa com dois parafusos, um na parte de cima e outro na de baixo. Tenha cuidado com as peças pequenas, pois são frágeis.
  7. Limpeza: Use uma escova de dentes velha e desengraxante biodegradável. Passe a escova e os dedos com o desengraxante pelas peças.
  8. Secagem: Deixe as peças secando sobre um papel, atentando para que as partículas do ar não caiam ali. Para peças de plástico, limpe com pano úmido e seque bem.
  9. Remontagem: Com a ajuda das fotos e anotações, coloque as partes do carburador no lugar e depois coloque-o de volta na moto.
  10. Finalização: Prenda-o outra vez às ligações dele e teste o funcionamento.

💡 PRODUTO RECOMENDADO: Use desengraxante biodegradável. É ótimo pois não agride o ambiente, é solúvel em água, não é perigoso para quem manuseia e funciona bem mesmo com aquelas limpezas mais pesadas. Se não tiver, pode usar gasolina.