✝️ Os Pecados Contra o Espírito Santo
Estudo teológico sobre os seis principais pecados que afetam terrivelmente a santidade e a comunhão com Deus
A Sensibilidade do Espírito Santo
"E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção." (Efésios 4:30)
Os pecados contra o Espírito Santo afetam terrivelmente a santidade. Ele é o Espírito Santo; o Espírito que nos santifica. Ele é muito sensível; é tanto que é simbolizado pela pomba.
⚠️ ALERTA: O único pecado imperdoável só pode ser cometido contra Ele; não contra o Deus Pai, nem contra o Deus Filho. Isso deve nos servir de alerta quanto ao pecado!
Há seis principais pecados contra o Espírito Santo; que consistem em palavras, atitudes e atos. Entre os pecados por palavras, acham-se as afrontas verbais e as blasfêmias. As atitudes e os atos constam da resistência ao Espírito, e da recusa contínua de se cumprir a vontade de Deus.
Os Seis Pecados Contra o Espírito Santo
A resistência ao Espírito é o pecado inicial que se comete contra o Consolador (Atos 7:51). É dizer "não" continuamente ao convite da salvação; recusar ouvir e ler a Palavra de Deus; recusar os impulsos interiores do Espírito Santo dentro de nós.
Resistir ao Espírito é também rebelar-se contra a autoridade divina (Isaías 63:10). Não só a direta, mas a autoridade divina indireta, delegada por Deus através da família, do governo e da igreja.
Referências: Atos 7:51; Isaías 63:10Insultar ou agravar o Espírito Santo é um pecado que consiste em insultar, agravar, ultrajar a terceira Pessoa da Trindade. É rejeitar continuamente a Jesus.
Quem ultraja ao Espírito rejeita a Palavra de Deus com menosprezo e zombaria, continuamente. Além disso, tem o sangue redentor de Jesus como coisa sem valor, sem importância; rejeita com desdém e escárnio as ofertas da graça de Deus.
Referência: Hebreus 10:29É pecar conscientemente até quando o Espírito Santo suportar. Implica mentir ao Espírito (ora, Ele é a verdade: 1 João 5:6); enganar os servos de Deus como congregação, como corpo; e ser hipócrita.
Ananias e Safira cometeram esse pecado; mentiram ao Espírito; enganaram os servos de Deus; e quiseram mostrar-se melhores do que os outros, sem o serem (Atos 5:1-10).
Referências: Atos 5:1-10; 1 João 5:6Entristecer ao Espírito consiste em fazer tudo aquilo que não agrada ao Espírito de Deus, como ser ingrato para com Deus; ser negligente na vida espiritual; ser esquecido das bênçãos divinas recebidas.
"Toda amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmias, e toda malícia seja tirada de entre vós" (Efésios 4:31).
Referência: Efésios 4:30-31Como o Espírito Santo é comparado ao fogo, apagar ou extinguir o Espírito é abafar, reprimir, sufocar o calor e a luz provenientes dEle. É reprimir a voz do Espírito dentro de nós.
Extinguir o Espírito Santo é ser fanático religioso; desviar-se para "a direita"; enfim, é não dar ouvido a Ele, até que a sua voz não seja mais ouvida.
Referência: 1 Tessalonicenses 5:19Este é o pecado imperdoável, cometido por incrédulos (Mateus 12:31-32). Implica atribuir continuamente os atos divinos a Satanás. É a blasfêmia contínua, deliberada, consciente e abusiva contra o Espírito Santo.
⚠️ ATENÇÃO: "Todo pecado e blasfêmia se perdoará aos homens, mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada aos homens." (Mateus 12:31)
O pecado em apreço não pode ser cometido por ignorância; não é cometido mediante uma fraqueza isolada, impensada; torna-se imperdoável porque o pecador afasta para longe de si a única Pessoa, o Espírito Santo, que podia convencê-lo do tal pecado.
Referências: Mateus 12:31-32; Marcos 3:28-30Conclusão e Exortação
As igrejas somente poderão lograr bom êxito em qualidade e quantidade quando se mantiverem nos padrões da sã doutrina e revestidas do poder do Alto. De poder de baixo (humano, terreno) não temos falta, mas necessitamos sempre do poder do Alto, que põe a igreja em marcha (Lucas 24:49).
"Que o Senhor nos ajude a sermos sadios na fé, maduros no entendimento e zelosos na manutenção da chama do autêntico avivamento espiritual."
Não devemos cometer nenhum pecado contra Ele, a fim de que o mantenhamos conosco e em nós. É impensável um crente ou uma igreja sem o Espírito Santo.
Post a Comment