⚒️ A REVOLUÇÃO RUSSA (1917)
A Rússia sofreu consideráveis perdas humanas e materiais durante a guerra. Pouco antes da eclosão da Revolução Socialista (1917), a Primeira Guerra Mundial já havia feito, entre mortos e feridos, mais de 5 milhões de vítimas.
Além disso, a mobilização do país para a guerra provocou a quebra da economia agrícola e industrial, deixando a população civil em precária situação. Essas circunstâncias favoreceram a oposição ao regime imperial e o fortalecimento dos partidos comunistas.
No início de 1917, uma onda de greves tomou conta das principais cidades russas, paralisando a economia e provocando a queda do czar Nicolau II.
Depois de um governo provisório frágil, os comunistas mais radicais, liderados pelo partido bolchevique, conquistaram o poder e instalaram a primeira república socialista do mundo.
Título que se dava ao imperador da Rússia (entre 1547 e 1917).
Esta revolução marcou o fim de séculos de monarquia czarista e o início de uma nova ordem política e econômica baseada nos princípios socialistas.
Após um longo período de guerra civil, com a consolidação da vitória dos bolcheviques foi criada, em 1922, a URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas).
Este foi o momento do rompimento definitivo com o sistema capitalista internacional e a criação do primeiro Estado socialista do mundo, que se tornaria uma superpotência global.
A guerra civil russa (1917-1922) foi um conflito sangrento entre os bolcheviques (Exército Vermelho) e suas oposições (Exército Branco), com intervenção estrangeira, que determinou o futuro do país.
Primeira Guerra Mundial devasta a Rússia, com mais de 5 milhões de vítimas e colapso econômico
Revolução de Fevereiro (calendário juliano): onda de greves derruba o czar Nicolau II
Governo Provisório frágil enfrenta crises crescentes
Revolução de Outubro: Bolcheviques tomam o poder (Revolução Socialista)
Guerra Civil Russa entre bolcheviques (Exército Vermelho) e oposições (Exército Branco)
Criação da URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas)
Post a Comment