💀 A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL (1939-1945)
Já no final da Primeira Guerra, as condições para o acontecimento de uma nova guerra haviam sido criadas. A implantação do socialismo e a sua consolidação na URSS, os acordos de paz, a crise de 1929 e a intensificação do nacionalismo - condição básica ao desenvolvimento dos partidos nazista e fascista - desencadearam uma instabilidade permanente no continente europeu.
A crise de 1929 teve início nos Estados Unidos, onde o crescimento econômico e o ritmo bastante intenso dos negócios do pós-guerra provocaram um excesso de produção em todos os setores, que não foi acompanhado, por sua vez, pelo nível de consumo, pois o nível dos salários estava muito baixo.
Nessas circunstâncias, em 24 de outubro de 1929, a quinta-feira negra, os valores da Bolsa de Nova York caíram verticalmente. Esse acontecimento ocorrido no centro do mundo financeiro - os Estados Unidos - atingiu todos os países que com ele se relacionavam.
Em 1933, na Alemanha, Adolf Hitler conquistou, por vias legais, o cargo de chanceler.
Chefe do governo na Alemanha.
Em pouco tempo, eliminou os partidos de esquerda e os sindicatos, instaurou uma forte censura aos meios de comunicação e rompeu com as cláusulas impostas pelo Tratado de Versalhes.
Hitler contestou a ordem mundial definida pela Primeira Guerra e formou uma nova aliança militar com a Itália e o Japão, conhecida como Eixo.
A concepção geopolítica de Hitler, e também dos países do Eixo, partia do princípio de que a Alemanha necessitava de um "espaço vital" para a promoção de seu desenvolvimento econômico.
Isso justificava a retomada dos territórios perdidos durante a Primeira Guerra e a expansão, sem limites, de sua área de influência.
Com a invasão da Polônia, a França e o Reino Unido (Aliados) declararam guerra à Alemanha.
Em menos de um ano a Alemanha já havia ocupado a Holanda, a Bélgica, Luxemburgo, Dinamarca, a Noruega e a maior parte da França.
As forças do Eixo tiveram avanço significativo nos dois primeiros anos de guerra. A Itália invadiu Albânia e a Somália, e o Japão invadiu a Malásia, Cingapura, as Filipinas e outras regiões dominadas pelo império colonial dos Aliados.
A guerra também se estendeu a China e ao norte da África, ganhando uma dimensão nunca vista em outro momento da história. No final de 1941, os Estados Unidos e a URSS entraram na guerra ao lado das tropas aliadas.
A participação desses dois países mostrou-se decisiva para a derrota do Eixo, que nos últimos anos de guerra teve que recuar e abandonar boa parte das terras conquistadas no início do conflito.
Já em 1943, a Itália assinou um acordo de paz com as tropas aliadas. Em maio de 1945, quando o exército soviético ocupou Berlim, a Alemanha se rendeu incondicionalmente.
A guerra terminou com o lançamento de duas bombas atômicas, por parte dos Estados Unidos, sobre as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki e a consequente rendição do Japão, em agosto de 1945.
As guerras promovem transformações políticas, sociais, econômicas e espaciais. Os bombardeios revelam uma enorme capacidade destruidora das armas e do próprio ser humano.
Vidas são aniquiladas, pessoas são mutiladas e paisagens são transformadas em questão de minutos e até de segundos.
(Referência à foto mencionada no conteúdo original)
a) Que consequências as guerras podem trazer para as pessoas?
b) Em relação à capacidade destruidora dos armamentos, podemos afirmar que o final da Segunda Guerra Mundial foi um marco? Por quê?
Post a Comment