Profecias e Evidências de Israel
David Cloud
(traduzido por Hélio M.S.)
Israel é uma evidência irrefutável da existência de Deus e da inspiração divina da Bíblia, escrita por intermédio dos profetas hebreus.
Quando Frederico, o Grande, o rei ateu da Prússia, perguntou: "Você pode me dar uma prova irrefutável de Deus?" Jean-Baptiste de Boyer (Marquês d'Argens) respondeu: "Sim, vossa Majestade: os judeus".
A fé da Bíblia não é uma fé religiosa cega; é a fé baseada na Palavra de um Deus que não pode mentir, e essa Palavra é apoiada por "muitas provas infalíveis" (Atos 1:3). A história de Israel, a continuidade da sua existência, o seu retorno à terra, sua geografia e arqueologia estão entre as principais dessas "muitas provas infalíveis".
Em 1754, Thomas Newton escreveu sobre os judeus:
"Sua preservação é realmente um dos mais ilustres atos da Divina Providência. Eles estão dispersos entre todas as nações, mas não confundidos com nenhuma. ... Eles podem apresentar seu pedigree desde o começo do mundo. ... Após guerras, massacres e perseguições, eles ainda subsistem; eles ainda são bastante numerosos. Mas que poder sobrenatural poderia tê-los preservado de tal maneira que nenhuma outra nação na Terra tem sido preservada?"
(Dissertation on the Prophecies, VIII, seção 2).
Apenas uma das muitas profecias da Bíblia é suficiente para demonstrar isso, e tal profecia é Deuteronômio 28. Isso foi escrito por Moisés por volta de 1450 aC, enquanto Israel estava no deserto, no caminho do Egito para a terra de Canaã. Esta grande profecia descreve toda a história de Israel em palavras claras e em grande detalhe.
Deus prometeu grandes bênçãos a Israel se ele o amasse e obedecesse à Sua Palavra (Dt 28:1-14). Mas, por outro lado, Deus prometeu julgamento sobre Israel se ele se afastasse dEle (Dt 28:15).
Considere alguns exemplos da precisão dessa antiga profecia:
"23
E o teu céu, que está sobre a tua cabeça, será de bronze; e a terra que está debaixo de ti, será de ferro.
24
O SENHOR dará por chuva sobre a tua terra, pó e poeira; do céu descerá sobre ti, até que sejas destruído." (Dt 28:23-24).
"O SENHOR te fará ser ferido diante dos teus inimigos; por um caminho sairás contra eles, e por sete caminhos fugirás de diante deles." (Dt 28:25a)
"e serás espalhado por todos os reinos da terra" (Dt 28:25b).
"Somente serás oprimido e roubado todos os dias, e não haverá quem te salve." (Dt 28:29b).
"Teus filhos e tuas filhas serão dados a outro povo, os teus olhos o verão, e por eles desfalecerão todo o dia;" (Dt 28:32a).
"não haverá poder na tua mão" (Dt 28:32b).
"O fruto da tua terra e todo o teu trabalho, comerá um povo que nunca conheceste; e tu serás oprimido e quebrantado todos os dias." (Dt 28:33).
"E serás por pasmo, por ditado, e por fábula, entre todos os povos a que o SENHOR te levará." (Dt 28:37)
"O estrangeiro, que está no meio de ti, se elevará muito sobre ti, e tu muito baixo descerás;" (Dt 28:43).
"49
O SENHOR levantará contra ti uma nação de longe, da extremidade da terra, que voa tão rápido como a águia, nação cuja língua não entenderás;
50
Nação feroz de rosto, que não respeitará o rosto do velho, nem se apiedará do moço;
51
E comerá o fruto dos teus animais, e o fruto da tua terra, até que sejas destruído; e não te deixará grão, mosto, nem azeite, nem crias das tuas vacas, nem rebanho das tuas ovelhas, até que te haja consumido;
52
E sitiar-te-á em todas as tuas portas, até que venham a cair os teus muros altos e fortificados, em que confiavas em toda a tua terra; e te sitiará em todas as tuas portas, em toda a tua terra que te tem dado o SENHOR teu Deus." (Dt 28:49-52)
"E o SENHOR vos espalhará entre todos os povos, desde uma extremidade da terra até à outra." (Dt 28:64).
"65
E nem ainda entre estas nações descansarás, nem a planta de teu pé terá repouso; porquanto o SENHOR ali te dará coração tremente, e desfalecimento dos olhos, e desmaio da alma.
66
E a tua vida como suspensa estará diante de ti, e estremecerás de noite e de dia, e não crerás na tua própria vida.
67
Pela manhã dirás: Ah! Quem me dera ver a noite! E à tarde dirás: Ah! Quem me dera ver a manhã! pelo pasmo do teu coração, com que pasmarás, e pelo que verás com os teus olhos." (Dt 28:65-67)
"O SENHOR te fará voltar ao Egito, em navios, pelo caminho de que te disse: Nunca jamais o verás; e ali sereis vendidos por escravos e por escravas aos vossos inimigos; mas não haverá quem vos compre." (Dt 28:68)
Essas profecias são impressionantes, especialmente considerando que foram escritas mais de 3.400 anos atrás. Elas detalham a história de Israel com precisão surpreendente. Deuteronômio 28 é apenas uma das muitas provas da inspiração divina da Bíblia.
Israel, a despeito de todas as adversidades, continua a existir como uma nação distinta. A história e a sobrevivência de Israel, conforme predito na Bíblia, são testemunhos poderosos da veracidade das Escrituras.
Baixar o Livro Completo em PDF
Post a Comment