Lei de Wolf e Adaptação Óssea
🦴 Fatores Mecânicos que Influenciam no Aumento da Densidade Óssea 💪
A Lei de Wolf sugere que as forças biomecânicas e cinesiológicas provocam mudanças na estrutura óssea. O osso se adapta ao estresse mecânico ou sobrecarga, aumentando a mineralização para suportar o esforço.
O exercício provoca esforço biomecânico nos ossos através da contração muscular. Caso a força da contração muscular aumente ou diminua, o conteúdo mineral ósseo também é afetado.
A inatividade física leva à perda da matriz óssea, como observado em pessoas em repouso prolongado, imobilização e astronautas em ambientes de microgravidade. Já o exercício estimula o crescimento ósseo, aumentando o conteúdo mineral e a espessura óssea.
📖 Definições Importantes
- Força máxima: Maior força que o sistema neuromuscular pode mobilizar voluntariamente.
 - Força absoluta total: Soma da força máxima com a força de reserva, ativada em condições extremas (ex: risco de morte).
 - Força máxima dinâmica: Força máxima em uma contração voluntária durante um movimento.
 - Força máxima estática: Sempre maior que a dinâmica, ocorre quando sobrecarga e capacidade muscular estão em equilíbrio.
 
⚙️ Componentes da Força Máxima
- Seções transversais dos músculos.
 - Coordenação intermuscular (entre músculos agonistas em um movimento).
 - Coordenação intramuscular (dentro do músculo).
 
A melhora da força máxima pode acontecer por meio da melhoria em qualquer desses componentes.
O treinamento de força máxima dinâmica isotônica (concêntrica e excêntrica) provoca, a curto prazo, aumento da força devido à melhoria da coordenação intramuscular.
⚡ Papel dos Substratos Metabólicos
Os substratos metabólicos de alta energia (ATP-PC) são essenciais no desempenho da força muscular, pois o tempo para desenvolver a força máxima é de poucos segundos.
O treinamento da força máxima resulta em rápido acúmulo de lactato orgânico dentro da célula muscular, causando queda do desempenho para níveis submáximos após o pico.
Post a Comment