⚓ A Chegada a Pilo e o Encontro com Nestor
Quando amanheceu, o barco estava chegando a Pilo, onde Telêmaco e seus companheiros encontraram uma grande festa.
🔥 Era muito comum, antigamente, que as pessoas de várias religiões sacrificassem animais em honra dos deuses. Era uma espécie de churrasco, só que tinha regras: o jeito de matar os animais, os pedaços que deviam ser servidos antes, e tudo isso era dedicado aos deuses.
Pois eles encontraram uma festa dessas logo na praia. O rei do lugar chamava-se Nestor e estava lá, presidindo à festa.
👑 O Encontro com Nestor
Telêmaco e Atena dirigiram-se a Nestor, apresentaram-se e o rapaz explicou que estava ali para conseguir notícias de Ulisses.
"Mesmo depois da guerra de Tróia terminar, os gregos tiveram problemas para voltar às suas cidades, pois Agamenon, comandante dos guerreiros, e Menelau, seu irmão, tinham opiniões diferentes quanto à volta. Isso causou muitos incidentes de maneira que eu, Nestor, perdi Ulisses de vista e não sabia informar se ele teria já voltado."
Nestor, sem desconfiar que Mentor fosse na verdade Palas Atena, desejou a Telêmaco que Atena o protegesse como tinha protegido seu pai. Recomendou-lhe que voltasse para casa, para que não acontecesse com ele o que tinha acontecido na casa de Agamenon, assassinado por sua própria esposa e seu cúmplice Egisto.
💡 Em todo caso, deu-lhe ainda um conselho: ir à Lacedemônia, o outro nome de Esparta, encontrar Menelau, na esperança de que ele tivesse notícias de Ulisses.
🐂 O Sacrifício e a Partida
Na manhã seguinte, Nestor, que finalmente havia reconhecido Atena, ofereceu a ela grande sacrifício de uma novilha com os chifres cobertos de ouro.
Então, forneceu a Telêmaco um carro com os melhores cavalos atrelados e mantimentos para a viagem. Seu próprio filho acompanhou Telêmaco, que, sem mais demora, iniciou a viagem à Lacedemônia, em busca de Menelau.
Post a Comment