🐍 Por que estudar Python?
Python é uma linguagem de programação de altíssimo nível (VHLL - Very High Level Language), criada pelo holandês Guido Van Rossum sob o ideal de "Programação de Computadores para todos". 🌍 Este ideal fez com que o desenvolvimento de Python tivesse sempre em mente a liberdade (gratuita, código aberto), disponibilidade (Python roda em Windows, Linux, Mac, Palm, em celulares, e outra infinidade de sistemas) e principalmente a clareza de sintaxe, que hoje é responsável pela alta produtividade só conseguida com Python.
💡 Python é uma linguagem Orientada a Objetos, um paradigma que facilita entre outras coisas o controle sobre a estabilidade dos projetos quando estes começam a tomar grandes proporções. Mas como a Orientação a Objetos ainda é vista como um paradigma para "experts", Python permite que o usuário programe na forma procedural, se desejar.
🧩 Python também é uma linguagem altamente modular. Isso significa que provavelmente alguém já fez todo ou parte do programa que você precisa desenvolver, economizando um tempo precioso do seu trabalho.
Estas e outras vantagens fizeram que grandes empresas e universidades começassem a usar Python com sucesso, como:
- 🏢 Philips
- 🎬 Industrial Light and Magic (empresa de George Lucas), que usou Python para controlar efeitos especiais de Star Wars
- 🚀 NASA
- 🌌 Aliança Espacial Universal (USA)
- 📱 Nokia que usa Python em seus celulares
- 🏰 Disney
- 🔍 Google e Yahoo
Veja estes e mais exemplos no site Pythonology.
❓ Enfim, uma boa resposta para a pergunta-título deste capítulo pode ser a mostrada nas FAQs do portal Python brasileiro (http://www.pythonbrasil.com.br):
"Porque Python é uma linguagem simples e elegante. Porque Python é fácil de aprender. Porque Python pode ser usado para resolver uma grande variedade de problemas. Porque Python incentiva você a escrever seus programas da maneira correta, sem que isso se torne um empecilho à produtividade.
Python tem uma curva de aprendizado bastante interessante permitindo que novos programadores, mesmo os que nunca tenham programado antes, sejam imediatamente produtivos escrevendo scripts procedural. O programador pode rodar o interpretador como um shell, vendo imediatamente o resultado da saída de cada comando e explorando os recursos da linguagem interativamente.
Para construir aplicações mais complexas, Python possibilita a fácil migração para a programação orientada a objetos. Um programa pode evoluir naturalmente para esse paradigma à medida que se torna mais complexo. A facilidade inicial do Python não barateia a linguagem, como é comum em linguagens que têm por objetivo expresso serem fáceis de aprender. Python é simples de aprender porque é uma linguagem bem planejada."
Post a Comment