🚶♂️ Passeio pela Praça Coronel Pedro Osório 🏛️
🌳 Vem, acompanha-me neste passeio que, te prometo, será bem divertido! Visitaremos a Praça Coronel Pedro Osório, conheceremos os seus monumentos, o seu chafariz, a sua história e a história dos casarões que ficam ao seu redor.

Praça Coronel Pedro Osório - Coração de Pelotas
Vamos andar pelos seus corredores, pelo centro da Praça (que os pelotenses chamam de "redondo") e pelas quadras onde estão localizados estes casarões. Alguns deles são bem antigos, foram construídos ainda no tempo em que o nosso país era uma Monarquia e quem nos governava não era um Presidente e sim um Imperador (que é a mesma coisa que Rei).
⚠️ Atenção: só não devemos pisar na grama. É proibido. Já te preparaste? Então vamos!
🗿 O Monumento ao Coronel Pedro Osório
Nosso passeio vai começar por uma das entradas da Praça: por esta aqui, onde existe uma grande estátua, feita de bronze, em cima de um bloco de pedra, também enorme. Nela podemos pisar, vamos subir dois degraus.
Podemos ler o que está escrito na pedra: a estátua é uma homenagem ao Coronel Pedro Osório, o mesmo nome da Praça. Em seguida deste nome estão duas datas: 1854-1954. É que este monumento (assim se chama o conjunto que é formado pela estátua mais o bloco de pedra) foi construído aqui quando se completaram cem anos de nascimento do Coronel Pedro Osório.
Esse homem, que foi representado na estátua vestindo terno e gravata e com a mão direita enfiada num bolso da calça, teve muita importância para a nossa cidade e para o nosso estado. Quando vivia, até 1931, foi dono da maior quantidade de lavouras de arroz do mundo, todas elas localizadas aqui no Sul do Brasil, e isso trouxe muitos empregos e riquezas para Pelotas e para o Rio Grande do Sul.
👨🌾 Como podes ver, há mais figuras: uma, aqui na frente, feita no bronze e fixada na pedra, mostra um grupo de trabalhadores na colheita do arroz, e outra, aqui atrás, feita na própria pedra retrata uma família: o avô, o pai, a mãe e os dois filhos, que são filhos e que são netos.
⏳ Linha do Tempo da Praça
🎨 O Artista: Antônio Caringi
O autor deste monumento foi um escultor pelotense, chamado Antônio Caringi. Deste artista vamos ter que falar outra vez, pois outras estátuas daqui da Praça foi ele quem criou.
Caringi também fez para Porto Alegre um monumento que talvez tu conheças - o Laçador - e diversos outros monumentos em outros estados e em outros recantos da nossa cidade.
Durante nosso passeio, falaremos de coisas que existiam na Praça e que agora não existem mais. E falaremos de coisas que ali acontecem mas não acontecem sempre, só às vezes, durante alguns dias do ano.
👉 Vamos continuar nosso passeio? A próxima parada é o chafariz histórico! ⛲
Post a Comment