Depressão Maior em Jovens
💔
Depressão Maior

Em contraste com a mania, há uma diminuição geral da emoção, cognição e energia durante um episódio de depressão maior. A depressão se manifesta por tristeza persistente e/ou irritabilidade, anedonia, falta de motivação, isolamento, fadiga, baixos níveis de atividade, falta de concentração, desesperança, pensamentos negativos e ideação ou tentativas suicidas.

O transtorno bipolar em adolescentes geralmente começa com uma síndrome depressiva. No entanto, a maioria dos jovens deprimidos atendidos em clínicas psiquiátricas está experimentando seu primeiro episódio de depressão maior unipolar.

Embora algumas características clínicas (por exemplo, depressão relativamente grave) possam sugerir depressão maior bipolar, não é possível saber no momento da primeira avaliação quem desenvolverá mania/hipomania. Assim, todos os pacientes que inicialmente apresentam síndromes depressivas devem ser avaliados quanto a uma história de sintomas maníacos ou hipomaníacos.

A combinação de sintomas depressivos e dificuldade em expressar o humor pode tornar crianças mais suscetíveis a problemas de comportamento, como:

  • Rebelar-se contra pais e professores (por exemplo, não fazer o dever de casa)
  • Baixa tolerância à frustração
  • Frequentes explosões de temperamento

Esses comportamentos podem ser mal interpretados como transtorno desafiador de oposição ou transtorno de conduta, enquanto os sintomas de depressão podem ser negligenciados.

Crianças deprimidas podem ainda ser ativas em esportes e música, mas não gostam tanto dessas atividades, ou demoram mais para fazer o dever de casa. Adolescentes tendem a apresentar hipersonia e aumento do apetite, enquanto a anedonia geralmente não é onipresente e pode ser específica para atividades que exigem mais esforço mental.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.