š§ A Psicose Branca
RelaƧƵes do sujeito com os objetos (pai e mĆ£e) nĆ£o sĆ£o definidas por sexo ou função, mas por bom vs mau e inexistĆŖncia vs presenƧa dominadora. A combinação desses fatores cria a chamada bitriangulação, onde o objeto bom Ć© inacessĆvel e o objeto mau Ć© invasivo.
A presenƧa invasiva do objeto mau leva a delĆrios, enquanto a inacessibilidade do objeto bom leva Ć depressĆ£o. O pensamento Ć© afetado porque a ausĆŖncia do objeto nĆ£o pode ser constituĆda.
O vazio psĆquico nĆ£o Ć© apenas recalque; nele se precipitam movimentos pulsionais brutos. RuminaƧƵes, pensamentos compulsivos e divagaƧƵes subdelirantes surgem como tentativa de preencher esse espaƧo.
O analista responde ao vazio com esforço de pensamento, criando representações fantasmÔticas e mantendo um espaço aerado de potencialidade, evitando preencher o vazio demasiado ou repetir a intrusão do objeto mau.
O espaƧo psĆquico deve ter limites móveis que tornem tolerĆ”veis as tensƵes. A sessĆ£o analĆtica funciona como um sonho, contida em limites que permitem que desejos e pensamentos se realizem de forma segura e criativa.
Trabalhar em dupla operação: dar continente ao conteúdo e dar conteúdo ao continente, respeitando a mobilidade dos limites e a polivalência das significações, e reconhecendo a pulsão como forma rudimentar do pensamento.
Post a Comment