Mania no Transtorno Bipolar Pediátrico

Mania no Transtorno Bipolar Pediátrico

🤯 Sintomas de Mania

A mania no transtorno bipolar se manifesta com um aumento da atividade emocional, cognitiva e comportamental. Os jovens podem apresentar sintomas como euforia, irritabilidade, ideação grandiosa, pensamento rápido e desorganizado, fala rápida, entre outros.

😡 Irritabilidade e Euforia

A irritabilidade pode ser um sintoma predominante na mania, mas a euforia (excessiva felicidade) é um indicador mais forte de mania. A euforia pode ser difícil de distinguir do comportamento normal, mas, quando é excessiva e fora de contexto, pode ser um sinal de mania.

👑 Grandiosidade

A grandiosidade é caracterizada por um senso exagerado de importância e habilidades. Isso pode se manifestar em pensamentos persistentes de superioridade, como acreditar que se pode fazer algo impossível, como voar, ou comandar professores e pais de maneira imprópria.

⚡ Aumento da Atividade Direcionada a Objetivos

Os jovens com mania podem manifestar períodos de atividade excessiva, como desenhar, escrever, reorganizar o quarto ou realizar tarefas domésticas de forma excessiva e em horários incomuns, como tarde da noite.

💥 Aumento da Atividade Sexual

Para que o aumento da atividade sexual seja considerado sintoma de mania, ele deve ser inadequado para a idade do jovem e não explicado por outros fatores, como abuso sexual. Em crianças, isso pode incluir comportamentos como interesse excessivo por sexualidade ou toque inadequado em outras pessoas.

😴 Diminuição da Necessidade de Sono

Durante episódios maníacos, pode ocorrer uma diminuição da necessidade de sono. Os jovens podem dormir apenas algumas horas por noite ou até ficar acordados durante a noite inteira, sem sentir cansaço no dia seguinte.

© 2025 Informações sobre Mania no Transtorno Bipolar Pediátrico

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.